Alterações hormonais na adolescência

    O QUE SÃO HORMONAS?

    Para perceber melhor o que são hormonas é preciso saber que as hormonas são definidas como “substâncias químicas produzidas por glândulas que, ao entrarem na circulação sanguínea, estimulam e regulam os processos vitais do organismo”. O seu nome deriva do grego hormon, que significa “excitar”, e foram descobertas em finais do século XIX.

    As hormonas influenciam globalmente, tanto a nível físico como a nível psicológico. Sabe-se que intervêm em praticamente todos os mecanismos do nosso organismo e que o seu excesso ou escassez pode causar doenças, tais como o bócio, a diabetes, etc.

    Agora que sabemos o que são hormonas podemos avançar.

    Durante a infância, há duas hormonas responsáveis pela regulação do crescimento: a hormona tiroideia e a hormona do crescimento, mas durante a adolescência entram em jogo as chamadas hormonas sexuais: os androgénios, os estrogénios e a progesterona. Existem muitas alterações hormonais na adolescência.

    Na parte baixa do cérebro encontram-se dois órgãos estreitamente relacionados: o hipotálamo, que é o centro de regulação e de controlo, e a hipófise, que é o diretor de todo o sistema hormonal. A partir dos 8 anos, aproximadamente, a hipófise, estimulada pelo hipotálamo, começa a funcionar e segrega duas hormonas, a hormona folículo-estimulante (FSH) e a hormona luteinizante (LH). Num primeiro momento, esta secreção hormonal não se manifesta exteriormente.

    Com o tempo, a presença de FSH e LH aumenta progressivamente, fazendo com que os ovários entrem em funcionamento. Assim, os ovários estimulados segregarão os estrogénios e outras hormonas sexuais. As alterações hormonais na adolescência são profundas.

    PRIMEIRAS ALTERAÇÕES

    Agora que sabemos o que são hormonas, é importante que saibamos como se manifestam.

    As primeiras ações alterações hormonais na adolescência manifestam-se com o aparecimento dos pelos púbicos e o início do crescimento dos seios. A partir deste momento, as alterações não param, ainda que se façam notar lentamente num processo que dura cerca de dois anos e que culmina com o aparecimento da ovulação. Num determinado momento, devido às alterações hormonais, os ovários começam a libertar os óvulos que estiveram armazenados desde o nascimento. Isto dá início ao ciclo menstrual mensal, do qual o período é apenas uma parte. O aparecimento do primeiro período chama-se menarca e indica que a mulher, potencialmente, já pode engravidar.

    Mas, além disso, as alterações hormonais manifestam-se de outras formas. As glândulas sudoríparas tornam-se assim mais ativas e começa-se a ter um odor particular, já que o conteúdo do suor é diferente do de uma criança pequena. As hormonas também estimulam as glândulas sebáceas e estas produzem mais sebo. Quando há uma grande quantidade de sebo, este pode obstruir os poros da pele e produzir a acne.

    As hormonas são igualmente responsáveis pelo aumento do apetite sexual. Neste aspeto, deves saber que, mesmo que fisicamente uma rapariga possa ser considerada sexualmente madura após a puberdade, isso não quer dizer que, cultural ou emocionalmente, esteja preparada para iniciar as relações sexuais. Normalmente, a evolução psicossocial necessária para iniciar a vida sexual requer um período de tempo mais longo, pelo que é adquirida durante a adolescência. Existem muitas dúvidas sobre o que são hormonas e se sentires algo estranho deves consultar um médico.

    Os pensos higiénicos com abas Evax Liberty proporcionam uma frescura excecional e liberdade de movimento todos os dias! O material flexível Flexicel® adapta-se à forma do corpo, enquanto que o núcleo absorvente neutraliza eficazmente os odores.

    Os pensos higiénicos Evax Liberty Night asseguram uma proteção eficaz durante toda a noite. O material flexível Flexicel® adapta-se perfeitamente à forma do corpo, enquanto que o núcleo absorvente evacua a humidade e neutraliza odores.

    Artigo elaborado pelo Comité Médico de Saúde da Mulher Dexeus - Fundação Dexeus Saúde da Mulher.