Pensos higiénicos ou tampões?

Três jovens mulheres de pé a falar e a rir. Estão numa sala luminosa com uma entrada visível para a casa de banho.

Para os dias de período existem dois tipos de produtos: o penso higiénico e tampão. Ambos têm uma função idêntica, embora exista uma diferença fundamental entre um e outro. O penso higiénico é um produto de proteção externa, isto é, absorve o fluxo menstrual quando este já saiu do corpo. Por sua vez, os tampões são produtos de proteção interna, já que absorvem o fluxo menstrual no interior do corpo.

A escolha de um produto ou de outro é pessoal e depende das tuas necessidades em cada momento e da comodidade que pretendas. Algumas pessoas preferem usar um penso higiénico e outras um tampão.

Por exemplo, quando vestires umas cuequinhas tanga ou quando praticares desporto, o mais cómodo é usar um tampão. Também existem situações em que só podes usar este tipo de proteção, como na piscina ou na praia. Em contrapartida, o penso higiénico é mais cómodo e adequado para usar à noite. Também deves mudar o penso higiénico regularmente.

Artigo elaborado pelo Comité Médico de Saúde da Mulher Dexeus - Fundação Dexeus Saúde da Mulher.

PRODUTOS RELACIONADOS

Tampões TAMPAX Compak Super

Tampões TAMPAX Compak Super

O seu aplicador retrátil de plástico e a ponta arredondada fazem TAMPAX Compak Súper um tampão discreto, higiénico e fácil de colocar.

Tampões TAMPAX Pearl Compak Super Plus

Tampões TAMPAX Pearl Compak Super Plus

Os tampões Tampax Compak Pearl são os melhores tampões da Tampax para proporcionar conforto, proteção e discrição. Não contêm perfume. Os tampões Tampax Compak Pearl incluem um aplicador de plástico suave, compacto e discreto e uma ponta arredondada para maior conforto na inserção. O seu cabo antideslizante moldado faz com que seja fácil segurar e posicionar o aplicador. O Tampax Compak Pearl inclui a tecnologia MotionFit, que se expande suavemente para se adaptar à forma única do teu corpo. Além disso, conta com uma trança LeakGuard, que ajuda a evitar as fugas antes que aconteçam.