Dismenorreia: o que é, causas, sintomas

    Durante o período, as raparigas e as mulheres podem, frequentemente, sentir dores menstruais, no abdómen e nas costas. O período doloroso, medicamente designado por dismenorreia, é muito comum entre todas as raparigas e mulheres. Uma em cada três tem-no.

    A dismenorreia, ou seja, a dor que acompanha a menstruação, pode ocorrer sob duas formas: dismenorreia primária ou secundária. Descubra as causas e sintomas da menstruação dolorosa e como os tratar.

    Tipos de dismenorreia

    A dismenorreia pode ser classificada como primária ou secundária.

    Dismenorreia primária

    A dismenorreia primária é o nome para as cólicas menstruais comuns que se repetem uma e outra vez e não são causadas por outras doenças. A dor começa geralmente um ou dois dias antes do início da menstruação ou quando a hemorragia efetiva começa. A sua intensidade pode variar muito de dor leve a muito intensa na parte inferior do abdómen, costas ou coxas. As cólicas menstruais severas podem tornar-se menos dolorosas com a idade. A maioria das mulheres sofre da dismenorreia primária.

    Dismenorreia secundária

    Falamos de dismenorreia secundária nos casos em que existe um motivo para a mesma, por exemplo uma mulher portadora de dispositivo intra-uterino, pólipos ou miomas no útero, quistos de ovário, endometriose e doença inflamatória pélvica. A dismenorreia secundária é pouco frequente. Quando uma mulher sente dores fortes que não passam com os tratamentos analgésicos convencionais, deve realizar-se um check-up ginecológico.

    Sintomas de dismenorreia

    Uma mulher com uma dor no rosto sentada na borda do sofá. Ela pressiona o abdómen inferior contra a sua pélvis com as mãos.

      Podes sentir apenas um ligeiro desconforto ou dores intensas. Habitualmente, assemelha-se às cólicas. Podem começar no baixo ventre e abranger as costas ou pernas. Ou podes sentir-te tonta e com náuseas e, mesmo, ter diarreia ou chegar a vomitar. Se tiveres estes sintomas, deves consultar o teu médico. Muitas mulheres notam que as dores aparecem poucas horas antes do período vir e tornam-se mais ligeiras depois de se ter iniciado. No entanto, noutras, as dores persistem durante o segundo e, inclusive, o terceiro dia do seu período.

      Quais são as causas da dismenorreia primária

      Todos os meses, a parede do útero cresce, como preparação para uma eventual gravidez. Se isto acontecer, o óvulo que foi fertilizado prende-se à parede para se alimentar e poder vir a converter-se num feto. Se não for fertilizado, o óvulo é expulso e começam a libertar-se substâncias chamadas prostaglandinas, que contraem o útero e facilitam desta forma o desprendimento do endométrio, que é expulso com a menstruação. Vários estudos provaram que as mulheres que sofrem de dismenorreia produzem uma quantidade excessiva de prostaglandinas no momento da menstruação e são extremamente sensíveis às mesmas.

      Quais são as causas da dismenorreia secundária?

      A dor menstrual causada pela menstruação secundária dolorosa resulta de problemas com os órgãos reprodutores. A mais comum destas é a endometriose. Outras causas possíveis de menstruação secundária dolorosa incluem:

      • inflamação de órgãos pélvicos,
      • miomas uterinos,
      • gravidez anormal (por exemplo, aborto espontâneo, gravidez ectópica),
      • infeções, quistos ovarianos ou pólipos na cavidade uterina.

      Como se pode aliviar os sintomas da dismenorreia?

      Uma mulher sentada na beira de uma cama. Com as mãos, ela pressiona um termóforo azul
contra o seu abdómen.

        Existem muitas formas de aliviar estas dores. O truque está em descobrir aquele que resulta contigo. Se for possível, deita-te ao primeiro sinal de dor e aplica calor no teu abdómen. Um banho quente e relaxante também te ajudará, assim como massajar a zona que dói. As mulheres que fazem exercícios regulares sentem frequentemente menos cólicas menstruais. Para prevenir cólicas, faça do exercício uma parte da sua rotina semanal. Se as dores forem muito intensas e persistentes, consulta o teu ginecologista. O teu médico é a pessoa mais indicada para te dar conselhos ou para te recomendar algum tipo de tratamento personalizado. Não hesites em pedir a sua opinião.

        Cuide da sua higiene íntima

        As cólicas menstruais muitas vezes vêm acompanhadas por um sangramento. Para se sentir mais segura “naqueles” dias, utilize uma proteção apropriada. Os pensos higiénicos Evax neutralizam odor desagradável e garantem proteção contra fugas. Também ajudam a preservar frescura, autoconfiança e conforto durante o ciclo menstrual.

        Estão disponíveis diversos tamanhos e níveis de absorção, razão pela qual pode facilmente encontrar um produto adequado às suas necessidades. Os pensos higiénicos Evax são flexíveis e adaptam-se aos seus movimentos, pelo que nem sequer irá reparar que os está a utilizar.

        Artigo elaborado pelo Comité Médico de Saúde da Mulher Dexeus - Fundação Dexeus Saúde da Mulher.