Puberdade Precoce e Tardia

PUBERDADE PRECOCE

Chama-se puberdade ao período de transição entre a infância e a idade adulta durante o qual se dá o desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários e o chamado salto, que é uma aceleração do crescimento. Normalmente, o desenvolvimento puberal normal nas raparigas inicia-se entre os 8 e os 14 anos.

Fala-se de puberdade precoce quando o desenvolvimento dos caracteres sexuais ocorre antes dos 8 anos, na rapariga. O primeiro sinal da puberdade na rapariga é o desenvolvimento do botão mamário. A puberdade precoce ocorre, geralmente, porque o sistema de hormonas sexuais que controla a puberdade é ativado antes do tempo, isto é, acontece o mesmo que num caso de puberdade normal mas numa idade excessivamente precoce.

A puberdade precoce é muito mais frequente nas raparigas do que nos rapazes. Na maioria dos casos, não é possível determinar a causa de puberdade precoce nas raparigas (é conhecida por idiopática), embora seja sempre conveniente ir a uma consulta médica, já que, apesar de ser pouco frequente, por vezes pode dever-se a problemas médicos, como tumores dos ovários, das glândulas adrenais, da glândula pituitária ou do cérebro. Outras causas podem ser anomalias do sistema nervoso central, antecedentes familiares da doença ou determinadas síndromes genéticas pouco comuns.

O principal problema que pode derivar da puberdade precoce é a baixa estatura final. Em menor grau, podem surgir problemas psicológicos e sociais relacionados com o desenvolvimento precoce quando a rapariga se compara com as amigas ou colegas de turma. Por vezes, a sensação de ser diferente, aliada às mudanças do estado de ânimo causadas pelas alterações hormonais, podem afetar incrivelmente a rapariga.

Embora nem sempre seja necessário, a puberdade precoce pode ser tratada, apesar da opção de tratamento depender do tipo e da causa principal do transtorno, quando conhecidos. Em geral, o objetivo dos tratamentos é travar e, se possível, reverter o aparecimento dos sintomas da puberdade precoce.

PUBERDADE TARDIA

Conforme referimos, o desenvolvimento puberal normal inicia-se entre os 8 e os 14 anos. Portanto, fala-se de atraso puberal quando existe ausência de caracteres sexuais secundários após os 14 anos ou quando a primeira menstruação não apareceu até aos 16 anos. Por ausência de caracteres sexuais secundários entende-se o não aparecimento, nestas idades, do início do desenvolvimento mamário (botão mamário) e dos pêlos genitais ou axilares.

O atraso no início da puberdade pode dever-se a múltiplas causas, de diversa índole, mas, em resumo, podemos falar de atraso puberal com aumento das hormonas hipofisárias e atraso puberal com níveis hormonais hipofisários baixos.

Nos casos de atraso puberal com aumento das hormonas hipofisárias, o estímulo hormonal do hipotálamo e da hipófise para desencadear a puberdade é correto, mas existe uma alteração no órgão alvo, o ovário, que não funciona devidamente e não segrega hormonas sexuais suficientes. As causas desta alteração podem ser:

  • Alteração nos ovários devida a uma anomalia cromossómica que determina uma função inadequada do ovário e uma falha na sua secreção de estrogénios. A mais frequente destas alterações é a denominada síndrome de Turner.
  • Destruição dos ovários devido a diferentes causas (cirurgia, radioterapia, etc.), pelo que não são capazes de produzir hormonas de forma adequada.
  • Défices enzimáticos, como o défice da enzima 17-alfa-hidroxilase.
  • Doenças auto-imunes, como a síndrome de Addison.

Os casos de atraso puberal com níveis hormonais hipofisários baixos podem ser classificados em:

  • Atraso puberal simples da adolescência: neste caso, ocorre um atraso no início do desenvolvimento da puberdade, assim como na altura. É muito frequente existirem antecedentes familiares da mesma situação, que, na maioria dos casos, se resolve com o passar do tempo.
  • Atraso puberal secundário a uma doença crónica: diversas doenças crónicas podem acarretar um atraso puberal, cardiopatias, doenças renais, intestinais, sanguíneas ou nutricionais. Nestes casos, a própria doença produz um atraso da puberdade. No pressuposto específico da malnutrição, a causa mais frequente no nosso contexto é a anorexia nervosa, um distúrbio psicológico caracterizado pela recusa da alimentação. Se a anorexia nervosa se manifestar antes ou durante o desenvolvimento da puberdade, dar-se-á um atraso puberal; se aparecer quando a puberdade já tiver terminado, provocará uma amenorreia secundária.
  • Causas hipotalámicas: neste grupo incluem-se uma série de doenças do sistema nervoso central que afetam o hipotálamo, com a consequente ausência de hormonas estimuladoras da puberdade.
  • Causas hipofisárias: aqui incluem-se alterações da hipófise que acarretam uma diminuição na produção das suas hormonas, necessárias para o desencadeamento e manutenção da puberdade.

Se se descobrir a doença responsável pelo atraso puberal, é fundamental tratá-la antes para depois se resolver o problema do atraso. Em determinados casos, é aconselhável fazer um tratamento hormonal com estrogénios e progesterona para induzir a puberdade de uma forma artificial. Em todos os casos, os tratamentos devem ser realizados sob a supervisão de um especialista: endocrinologista ou ginecologista.

Os pensos higiénicos com abas Evax Liberty proporcionam uma frescura excecional e liberdade de movimento todos os dias! O material flexível Flexicel® adapta-se à forma do corpo, enquanto que o núcleo absorvente neutraliza eficazmente os odores.

Os pensos higiénicos Evax Liberty Night asseguram uma proteção eficaz durante toda a noite. O material flexível Flexicel® adapta-se perfeitamente à forma do corpo, enquanto que o núcleo absorvente evacua a humidade e neutraliza odores.

Artigo elaborado pelo Comité Médico de Saúde da Mulher Dexeus - Fundação Dexeus Saúde da Mulher.