Provavelmente nunca pensaste em quando foram invetados os tampões, ou até em quem os inventou. Porque haverias de o fazer? Temos a sorte de não viver numa época em que não existem tampões, mas até 1929, o método mais comum para as mulheres lidarem com a menstruação a cada mês era com absorventes volumosos, geralmente feitos de algum tipo de pano grosso Como podes imaginar, essas não eram realmente a maneira mais conveniente ou confortável de protegermos a nossa roupa. Foi aí que entramos. Embora os tampões como os conhecemos hoje tenham sido inventados em 1929, foi em 1934, que a nossa destemida fundadora comprou a patente e iniciou uma empresa liderada por mulheres e focada em mulheres. Tampax tem vindo a educar e a capacitar as mulheres para viverem a vida sem limites desde então. Os tampões revolucionaram a forma como lidamos com os nossos períodos. Desde a introdução de um produto que ajudou as mulheres a ingressar no mercado de trabalho na década de 1930 até à normalização das conversas sobre a saúde das mulheres e os cuidados menstruais, a Tampax tem uma longa história de momentos de mudança de jogo que promovem o bem-estar para todos.
Continua a ler para aprenderes alguns dos momentos mais fascinantes da história do Tampax (e do tampão).
Linha do tempo
1931
Onde tudo começou
Um invetor patenteia um novo tipo de produto para o período, feito com algodão comprimido, com um fio no centro, colocado dentro de um tubo de papel. Foi este o nascimento dos tampões como os conhecemos hoje
1934
Vamos ao negócio
Entra uma mulher de negócios que comprou a patente e decide funda uma empresa liderada por mulheres, e focada em mulheres, para produzir e vender os tampões. No princípio do negócio, foi a próoria que cozeu à mão alguns dos tampões, até conseguir industrializar o processo.
1936
A estreia de Tampax
A nossa fundadora começa a vender os primeiros tampões Tampax, mostrando esta nova invenção ao publico. Ela foi também uma força que impulsionou o marketing destes produtos, que eram um tema taboo até então. O resultado dos seus esforços foi que os primeiros anúncios de Tampax apareceram numa revista, dando as boas-vindas a uma "nova era para as mulheres" com "proteção utilizada internamente"
Década de 1940
A Universidade de Tampax
Com a II Guerra Mundial, mais mulheres entraram no mundo do trabalho, e a necessidade de proteção fiável para o período impulsiona a popularidade dos tampões. Tampax responde a esta producra com a criação do nosso prórpio programa de educação formal, que ensinavam as mulheres sobre tampões, e a maneira mais correta de os utilizar. Em 1941, Tampax cria o primeiro departamento educativo da empresa. As mulheres formadoras ficaram conhecidas como as "Tampax Ladies", e deslocavam-se para universidades e escolas, bem como para feiras e convenções. Também em 1941, Tampax produziu materiais como gaze para o exército dos EUA.
1951
Vamos crescer
A seguir à guerra, e com a ajuda de milhões de mulheres que entraram no mundo do trabalho, Tampax estava com uma procura tão elevada que teve que expandir as linhas de produção, contruir novas fábricas pelo mundo para conseguir dar resposta a todas as mulheres que se tinham apercebido do quão conveniente era utilizar um tampão.
Década de 1960/1970
O boom dos tampões
Embora Tampax ainda fosse uma presença forte, a competição começou a apertar quando empresas como a Playtex, Kimberly-Clark, e Johnson & Johnson lançaram as suas próprias versões de tampões. Os anúncios em revistas focavam-se em quão discretos são os tampões, e como permitem que as mulheres vistam o que queiram quando estão com o período. Em 1972, os anúmcios de tampões são mostrados pela primeira vez em TV, contribuindo para a normalização da mentruação, e a trazer mais conhecimento sobre as diferentes opões de tampões disponíveis para as mulheres
1980
Tampax começa a educação sobre o SCT
Tampax começa uma campanha educativa sobre o Sindrome Choque Tóxico (SCT) para educar as mulheres sobre os seus efeitos, sintomas e opções de tratamento. Aprende mais sobre SCT e as suas causas, sintomas e tratamento.
1985
Tampax quebra Taboos na TV
Num esforço de quebrar um taboo muito forte, Tampax utiliza a palavra período num dos seus anúncios de TV, algo revolucionário na altura. Foi tudo parte da nossa missão de parar com que as mulheres se sintam envergonhadas ou embarassadas por passarem por algo que é perfeitamente natural no corpo feminino.
1986
50 anos a viver a vida sem limites
Os tampões foram denominados como uma das "50 pequenas maravilhas e negócios que revolucionam a vida dos consumidores". Gostamos de pensar que Tampax teve um papel relevante nisso, considerando que celebramos os nossos 50 anos nesse mesmo ano, e isso fez crescer a nossa quota de mercado até aos 60%.
1997:
A re-invenção do Tampão
Após a integração de Tampax no portfólio da Procter & Gamble, a inovação tornou-se numa prioridade ainda maior. Tampax realizou uma pesquisa extensa, que concluiu que ao contrário do que se acreditava, que a cavidade vaginal da mulher não era cilindrica - querendo dizer que os tampões convencionais poderiam não ser tão eficazes a prevenir fugas. (Facto engraçado: a vagina é plana, como um saco de cama). Tamapax utilizou esses dados para liderar a criação de um novo tampão que expandia lateralmente.
2002:
A grande invocação seguinte
Esse tampão inovador era Tampax Pearl, que foi lançado em 2002 com um aplicador de plástico e ponta redonda; foi um sucesso imediato. Para além de ter um aplicador para inserção facilitada, Tampax Pearl foi desenhado com expansão FormFit para encaixar de forma cuidada no corpo da mulher. Isso, e mais uma trança LeakGuard que previne as fugas, mesmo antes de acontecerem, tornando Tampax Pearl até 100% livre de fugas - acalmando a mente das mulheres, mesmo em dias de fluxo mais pesado.
2015
Os tampões ficam mais pequenos
A seguir vieram os Compak Pearl, um tampão full-size num aplicador compacto para proteção que levas contigo na carteira. Cabe em qualquer sítio.
2019
Deixa-te fluir
Sabias que podes utilizar absorções diferentes, dependendo do teu fluxo menstrual? Tampax trabalhou para espalhar a palara neste mal-entendido. Só os tampões Tampax Pearl têm cinco absorções (Leve, Regular, Super, Super Plus e Ultra), para que possas encontrar a tua proteção perfeita. Não sabes qual o teu tamanho? Utiliza o nosso guia para escolheres a melhor absorção para ti.
2020
O futuro é ilimitado
Tampax sublinha o seu compromisso em fazer com que o período seja visto como uma coisa normal, para que nos sintamos educadas, poderosas, e sabermos que podemos fazer tudo em qualquer dia do mês.